Carregando

4 excelentes motivos para você cozinhar em família

4 excelentes motivos para você cozinhar em família

Trabalho, casa, casa, trabalho. Essa é a rotina de milhares de pessoas que vivem na correria das grandes cidades. Todo mundo sabe que viver apressado tem consequências negativas para sua vida e saúde. Mas o que isso pode significar quando se trata da convivência em família?

Ao longo do tempo, foi-se perdendo o hábito da cozinha e das refeições como espaços e momentos de confraternização. O dia-a-dia acelerado leva as pessoas, cada vez mais, a comerem fora de casa e a consumirem alimentos industrializados, com efeitos extremamente negativos para a saúde. De acordo com a pesquisa mais recente realizada pela USP (Universidade de São Paulo), no Brasil, houve um crescimento de 400% no consumo de refrigerantes, biscoitos e embutidos.

Para a saúde, o cenário é desastroso. No entanto, o problema vai além disso, e engloba o convívio dentro dos lares. Vive-se em um momento onde, muitas vezes, mesmo quando a família está em casa, a interação com celulares e computadores é significantemente maior do que com as pessoas que estão na casa. Por isso, cozinhar para quem você ama, além de divertido e saboroso, proporciona efeitos positivos para o seu corpo e sua mente.

Listamos aqui alguns benefícios que envolvem cozinhar e comer em família:

 

1. Promove troca de ideias

É o momento ideal para se atualizar dos acontecimentos que envolvem a vida cotidiana daqueles que estão sentados à mesa. As refeições compartilhadas são uma oportunidade de trocar ideias.

 

2. Ajuda a construir a autoestima das crianças

 

Ao permitir que seus filhos compartilhem a responsabilidade de participar no processo de preparação da comida, você dá a eles um senso de responsabilidade e confiança. Além disso, é muito gratificante preparar uma refeição que seja elogiada e apreciada por quem a gente ama. É uma demosntração de amor que faz bem para quem preparou. 

 

3. Ensina responsabilidade às crianças

 

Preparar uma refeição envolve organização prévia. Há de se seguir direções, tomar cuidados com objetos pontiagudos e superfícies quentes, se atentar constantemente ao tempo e etc.

 

4. Incentiva a boa alimentação

 

Cozinhar em casa é mais nutritivo do que as refeições preparadas fora e é fundamental para incentivar as crianças a comerem de maneira saudável.

 

Os números não mentem: em um estudo conduzido pela Light Speed GMI, 87% das pessoas acreditam que cozinhar é uma das melhores atividades que casais podem realizar para consolidar a relação. Em outra pesquisa, realizada pela CASA, constatou-se que adolescentes que tem entre cinco e sete refeições em família por semana possuem o dobro de chances de irem melhor nas notas escolares.

A quantidade de relatórios científicos que comprovam o valor de cozinhar e comer em família é enorme  — e os benefícios vão desde ter uma vida mais saudável até uma rotina mais feliz.

 Muito trabalho, sim, mas com convivência familiar e saúde.

Comentários

Deixe seu Comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário: