Carregando

A verdadeira razão pela qual você tem preguiça de cozinhar

A verdadeira razão pela qual você tem preguiça de cozinhar

Cozinhar é o hábito que teve o maior e mais positivo impacto em minha vida.


As pessoas que não cozinham inevitavelmente fecham os ouvidos quando digo que cozinhar é a solução para seus problemas. Escuto “Ahã ”  ou algo parecido para depois dizer que não tem tempo ou não gosta.

Fazer uma refeição é quase uma tortura para algumas pessoas. Tempo e dedicação para aprender a cozinhar então...nem pensar. Parece até uma loucura começar a falar desse assunto “cozinhar”.

 

“Eu compro congelado”, “Tenho uma cozinheira que vai na minha casa 2 x por semana” ou “Quem sabe daqui a um tempo....”- quando meu filho estiver maior, quando eu trabalhar menos, quando eu me mudar, quando eu terminar o curso, quando eu entrar na academia, quando eu voltar de férias...(Tradução: isso nunca vai acontecer)

Fico pensando então como as pessoas comem. Se alimentam de que forma? Será que pedem restaurante em casa ou se alimentam de congelados?

Então, o que exatamente separa aquelas pessoas que cozinham daquelas que não cozinham? O que é que pode transformar a culinária de uma tarefa tediosa e onerosa em um prazer criativo e gratificante?

 

Quando eu ainda estava no processo criativo de construção dessa nova empresa, fiz meses de pesquisa, conversando com as pessoas sobre suas experiências na cozinha. Era claro que elas entendiam o valor de cozinhar em casa e realmente queriam desenvolver o hábito, mas algo não tinha clicado. Tempo, vontade ...ou melhor...falta de tempo, falta de vontade, falta de interesse.

 

Ouvi muitas vezes que compras de supermercado eras muito chatas. Que leva muito tempo- já escasso- e muitas vezes exige ir em diferentes mercados ou lojas para encontrar o ingrediente.

Ouvi dizer também que muitas vezes as refeições não davam certo.

Ouvi dizer que cozinhar era muito esforço depois de um longo dia de trabalho.

Que decidir o que fazer levava muito tempo e exigia muito planejamento.

Que muita comida seria desperdiçada, seja por não usar o ingrediente todos ou por fazer porções muito grandes.

Ouvi dizer que cozinhar para um não valia a pena, e que cozinhar para uma família grande era esforço demais.

 

Mais e mais pessoas me disseram que não entendem como fazer refeições simples e saborosas, como fazer com que elas e os outros fiquem empolgados com o que cozinham.

Mas também falei com pessoas que têm o hábito de cozinhar regularmente.

Para essas pessoas compras de supermercado é fácil e leva apenas cerca de 30 minutos por semana.

Eles estão confiantes de que podem e sabem fazer uma comida deliciosa, e acham fácil jogar algo na panela com uma pitada de sal com praticamente qualquer coisa que elas têm em mãos e no final  dá certo.

Eles sabem intuitivamente o que é bom e a quantidade de comida a fazer, então o desperdício não é um problema.

Para os cozinheiros, decidir o que fazer é um processo divertido e criativo e não um fardo esmagador.

Todo o processo, incluindo a limpeza, é apenas um esforço leve a moderado, e a recompensa é real e tangível.

Para eles, cozinhar vale a pena.

 

O que torna tão fácil para essas pessoas manterem seu hábito de cozinhar?

 

Eles aprenderam a cozinhar sem receitas.

Quando você pode cozinhar a partir de sua intuição, em vez de uma receita, você pode fazer algo com praticamente qualquer coisa que tenha em casa. E você certamente pode improvisar se estiver perdendo um ingrediente ou dois.

Isso significa que você sabe o que combina entre si e como consertar um prato que “desandou".

Você desenvolve uma noção de quanto alimento é apropriado para cozinhar para sua família e pode ajustar facilmente o quanto você compra de acordo com quanto você realmente usa.

Quando está entediado de um prato sempre com o mesmo sabor, um cozinheiro intuitivo sabe como mudá-lo apenas o suficiente para que ele se sinta fresco sem reinventar a roda.

Compras de supermercado é fácil quando cozinhar é uma parte regular de sua vida, porque a maioria das coisas que você precisa já está em sua casa.

E quando cozinhar é um hábito, parece natural e não requer muita força de vontade.

 

Aprender a cozinhar sem receitas é o segredo para construir um hábito de cozinhar duradouro.

Isso não quer dizer que cozinhar a partir de receitas seja ruim. As receitas são uma grande fonte de inspiração e orientação para pratos que você nunca tentou fazer antes.

Saber cozinhar sem receitas é outra maneira de dizer que desenvolvi a intuição de um cozinheiro. E esta é uma habilidade que você pode aprender. Mas quando? E o tempo que eu não tenho para aprender ttécnicas que me deixem independente de receitas? Pra mim não funciona por 2 motivos: não tenho tempo pra aprender todas essas técnicas e porque não pretendo ser chef ou cozinheira. Só quero cozinhar pratos gostosos e rápidos.

Eu sou completamente dependente de receitas para cozinhar. Sem elas não faço nada.

 

 

Costumo usar uma receita (às vezes várias receitas) como inspiração para criar algo novo. Misturo um pouco de uma com aquilo que aprendi em outra.

Cozinhar é difícil porque é uma combinação de várias habilidades diferentes que devem ser usadas juntas. Mas qualquer um pode aprender a cozinhar com a estratégia correta.

Só que a bendita falta de tempo para  aprender e organizar isso tudo deixa inviável qualquer boa vontade de tentar cozinhar por intuição e a maioria das pessoas (como eu) acaba desistindo.

 

E  é nesse capítulo que entra a YELLOW MANGO

 

A empresa nasceu para descomplicar todo esse processo de cozinhar, eliminando a  lista de compras, a ida ao supermercado, o excesso de bagunça na cozinha e o desperdício de ingredientes. A facilidade de receber tudo na porção exata estimula as pessoas a cozinharem de forma rápida, desmistificando todo o processo de cozinhar e surpreendendo pelo paladar e simplicidade.

Fazer sua própria comida com ingredientes frescos e saudáveis faz bem pra corpo e pra cabeça. Pra quem não tem o hábito, recomendo.

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe seu Comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário: