Carregando

Como combater a tristeza pós-férias

Como combater a tristeza pós-férias

O fim das férias já te deixou mais triste? Vamos mostrar que é tudo uma questão de atitude.

Nessa época do ano a maioria das pessoas aproveitaram pelo menos um tempinho fora do trabalho, então por que muitos de nós estão passando por tanto sofrimento ao voltarem? A "depressão pós-férias" pode ainda não ser reconhecida como uma síndrome, mas é algo que certamente mexe com os nossos primeiros dias depois do descanso.

Dias de praia, leitura, descanso… As férias são o momento pra que você relaxe e recarregue as energias pra volta aos dias de rotina. Mas sabemos que toda sensação de final de descanso pode gerar aqueeela tristeza e que essa transição pode ser difícil.

Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil, 23% dos entrevistados relataram sintomas como angústia, dores musculares, insônia e ansiedade depois desse choque.

Nesse artigo, reunimos algumas ideias que vão ajudar a você, que com desânimo acabou de enfrentar o fim das férias, a encarar a situação de outra maneira, muito mais positiva! :)

 

 

Não viva pelas férias. Muita gente enxerga a rotina dos dias de trabalho como um peso e vive ansiosamente esperando pelo descanso. Claro, curtir uma folga é normal. Mas será que é mesmo normal viver esperando por ela? Por isso, a Yellow Mango defende que você arranje um espaço para algo que te inspire no seu dia-a-dia. Faça uma lista de coisas que gosta de fazer e incorpore algumas na sua vida. Toda vez que você volta de um período de férias, tem a oportunidade de largar um hábito velho e construir um novo: uma nova maneira de pensar, uma nova habilidade, algo que você pode querer aprender… Não precisa ser grande.

 

 

Tente mudar seu pensamento negativo. Substitua o pensamento de “vou ter que esperar pelas próximas férias pra ser feliz de novo” por: “estou animado/a, posso mudar as coisas!”. É sobre aprender a focar no positivo, uma tarefa pra que a gente evite o sofrimento diário.

 

 

Cuide mais de si. Férias envolvem comer e beber mais do que o normal. Voltar com uma rotina saudável vai te ajudar a aliviar sentimentos de tristeza. Uma das chaves pra se manter um bom humor é fazer algo que envolva o movimento do corpo -- até mesmo uma simples caminhada. Estudos provam que o exercício físico produz endorfina no cérebro, te acalma, e ainda te deixa mais concentrado/a no trabalho. Então pode ir tirando pelo menos 15 minutos do seu dia pra se cuidar! ;)

 

 

Veja o lado bom de voltar pra casa. As férias são incríveis, inspiradoras, revigorantes. Mas também não tem nada como estar no aconchego e conforto da nossa casa, com a nossa família, amigos e animais de estimação. É importante dar valor a coisinhas que podem parecer pequenas, como dormir na própria cama e travesseiro, no seu quarto.

 

 

Se te pesa tanto, reveja o seu trabalho. O cotidiano não precisa gerar tanta infelicidade. Se isso acontece, será que você não deve se perguntar se está no caminho profissional ideal? O esperado é encontrar pelo menos mínima satisfação no emprego. Vale investir nessa reflexão e, se for o caso, pensar em maneiras de mudar os rumos da sua carreira.

Aproveite o ano novo pra estabelecer uma rotina muito mais feliz e saudável! :)

 

Comentários

Deixe seu Comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário: