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O que está por trás da importância de matar sua sede

O que está por trás da importância de matar sua sede

Além de matar sua sede em um dia quente ou te reidratar depois de um treino suado, a água é uma das partes mais importantes pra se manter um estilo de vida saudável. Aqui, a YM explica melhor a ligação entre estar hidratada/o e o funcionamento do nosso corpo!

– O quão importante é a água pra nossa saúde?

Enquanto nós conseguimos sobreviver por dias e semanas — às vezes, meses — sem ou com pouca comida, efeitos sérios da desidratação podem aparecer em questão de horas, e se tornarem letais em questão de dias. Quando níveis de água no corpo se alteram, mudam, também, os níveis de concentração de tudo que circula no nosso sangue. As concentrações de sódio, potássio, cálcio e magnésio exercem influência significante no funcionamento celular, incluindo as musculares e do nervo. Lembre-se: o cérebro é feito de células nervosas e o coração de células musculares. Mudanças súbitas de hidratação afetam — e muito — nossos órgãos vitais.

– Que funções a água exerce?

O sangue é composto majoritariamente por água, então é essencial pra tudo que o sistema circulatório faz, como entregar oxigênio e nutrientes que mantêm nossas células vivas. Todas as células do corpo têm de agradecer à água, que torna possíveis seus funcionamentos. A água é solvente universal, e é exatamente assim que nossos rins fazem uso dela: como um meio de expulsar toxinas (que são solúveis em H2O). Embora muitas dos “regimes detox” sejam da boca pra fora, um consumo saudável e ideal de água pode é um verdadeiro detox que permite que os rins, o fígado e os intestinos funcionem como devem.

– Existe alguma evidência científica que relacione o consumo de água a doenças crônicas ou longevidade?

Não existe uma desidratação severa a longo prazo, porque uma desidratação severa é letal em um curto período de tempo. Como, quando a água é limitada, os rins e intestinos lutam mais pra liberar toxinas, nosso corpo acaba ficando mais exposto às mesmas. Isso pode aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas, e mais. A desidratação menos severa reduz nossas funções cognitivas e causa fadiga, prejudicando, assim, o desempenho físico e mental. A desidratação também pode comprometer a função renal ao longo do tempo, o que leva a pedras nos rins e constipação (o que pode, por sua vez, aumentar o risco de tudo, desde diverticulose até o câncer de cólon).

– Qual a quantidade de água recomendada por dia?

Não existe uma resposta única pra isso, por muitas razões. O quanto precisamos beber depende da quantidade de água que seu corpo usa e perde, e isso depende da temperatura ambiente, da umidade e se você está em movimento ou em repouso. Além disso, a quantidade de água recomendada varia fundamentalmente de acordo com sua dieta. Entre as muitas vantagens de comer frutas e verduras, está o alto teor de água! Já os alimentos processados, tendem a ter um nível de água muuuito baixo (ou mesmo nenhum), e geralmente são ricos em sal, o que nos faz ter sede.

-A água de coco é melhor pro nosso corpo do que água natural depois do treino?

Não existe evidência científica de que a água de coco é melhor pra isso do que a mineral. Mas é rica em eletrólitos. Se você está treinando e suando muito, teoricamente a água de coco oferece vantagens (o que não é comprovado). É melhor do que uma bebida esportiva energética, já que essas sempre vêm com sabores e cores artificiais e açúcares adicionais. Todavia, mais frequentemente do que não, a água mineral é tão boa quanto.

-Vocês têm alguma dica pra gente se lembrar mais de beber água durante o dia?

Fique atenta/o aos seus rins. Eles são muito dependentes de água e concentração de eletrólitos no sangue, e estão monitorando isso o tempo todo. A frequência, o volume, a cor e a composição da urina são ótimos indicadores de se você está bebendo água o suficiente. Durante o dia, você deve fazer xixi pelo menos a cada três horas. E quando você fizer, a urina não deve ter cheiro, nem uma cor forte. Pra se manter bem, mantenha água por perto, seja em um garrafinha, seja em refeições mais saudáveis… (a Yellow Mango tá aqui pra te ajudar, rs!).


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