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Gratin de espinafre e cenoura com queijo suíço e salada

Gratin de espinafre e cenoura com queijo suíço e salada

Conhecido como strata em italiano, este gratinado é cheio de conforto e riquíssimo em ferro, betacaroteno e uma série de outros nutrientes presentes no espinafre, na cenoura e no alho-poró.

R$33,85
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Descrição

Conhecido como strata em italiano, este gratinado é cheio de conforto e riquíssimo em ferro, betacaroteno e uma série de outros nutrientes presentes no espinafre, na cenoura e no alho-poró. A cremosidade é garantidade pela mistura de ovos, cottage e queijo suíço que também são responsáveis pela proteína do prato. Você pode preparar o gratinado mais cedo, cobrir com filme plástico e refrigerar até 1 dia antes de assar. Só não se esqueça de deixar chegar a temperatura ambiente antes de colocá-lo no forno.

Ingredientes

- Espinafre

- Alho-poró

- 1 cenoura

-1 tomate

- 1 limão

- 1 ovo

- Queijo cottage

- Queijo suíço

-Mix de folhas

-Vinagrete francês

Sal e azeite a gosto (não inclusos)

Modo de preparo:

1- Aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2- Prepare os vegetais:

  • Apare as extremidades do bulbo do alho-poró e corte-o ao meio no sentido do comprimento e, em seguida em fatias bem finas.
  • Descasque a cenoura, retire os topos e corte-a ao meio no sentido do comprimento, depois pique na diagonal (para ficar com forma de meia-lua.).
  • Tire as folhas de espinafre das hastes.
  • Corte o tomate ao meio, tire as sementes e pique em pedaços pequenos.

3- Em uma frigideira em fogo médio-alto, aqueça 2 fios de azeite. Adicione o alho-poró e a cenoura, tempere com sal e pimenta e adicione 1/2 de xícara de água. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até amolecer, por cerca de 8 minutos. Adicione as folhas de espinafre, os tomates picados e ¼ de xícara de água. Cozinhe por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.

Prepare a base do gratinado:

4- Raspe a casca de meio limão e reserve. Rale o queijo suíço. Em uma tigela média, com um fouet ou garfo, bata levemente o ovo. Junte o queijo suíço ralado, o cottage, as raspas de limão e 1 colher de sopa de água. Tempere com sal e pimenta.

5- Em um refratário pequeno, arrume os legumes cozidos e coloque o molho do gratinado por cima (arrume em uma lateral do refratário, sem espalhar. Se desejar que o gratinado fique redondo, use aros). Cubra com a farinha Panko e asse até dourar, por cerca de 12 a 15 minutos ou até a farinha Panko ficar bem douradinha.

6- Enquanto os legumes gratinam, prepare a salada. Tire o mix do saquinho e tempere com o vinagrete francês e uma pitada de sal. Quando o gratinado estiver pronto, tire do refratário com a ajuda de uma espátula e transfira para o prato. Regue com azeite e sirva com a salada ao lado.

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