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O segredo para perder peso é comer melhor, não menos

O segredo para perder peso é comer melhor, não menos

Por anos, o senso comum foi de que pra perder peso, precisamos consumir menos calorias do que queimamos. Mas um estudo recente dirigido pelo instituto de nutrição de Stanford diz que o que realmente importa é a qualidade da comida, não a quantidade.

Os pesquisadores acompanharam um grupo de 609 adultos durante um ano. Metade do grupo tinha que manter uma dieta low-fat, enquanto a outra metade uma dieta low-carb saudável. A única instrução que os dois grupos receberam foi por optar por comidas ricas em nutrientes em seu estado natural. Tiveram aulas com nutricionistas, e foram ensinados a evitar comida processada com alto nível de açúcar, óleos refinados, sódio em excesso, aditivos artificiais e conservantes. Todo mundo foi encorajado a malhar, mas de modo geral, eles não aumentaram a quantidade de exercícios que já faziam. Mais importante que isso, não havia instruções para restringir calorias ou tamanho de porções de maneira alguma. Ao invés disso, disseram a eles que comessem o quanto precisassem pra evitarem a sensação de fome. 

Depois de 12 meses, tiveram vários resultados nos dois grupos. Alguns perderam peso, outros ganharam, mas houve uma perda média de peso de 6kg. Os dois grupos tiveram reduções na gordura corporal, no nível de açúcar no sangue e na pressão sanguínea.

Não é que calorias não importam, elas importam. Mas essa pesquisa mostra que os participantes puderam satisfazer sua fome com comidas nutritivas que concentram naturalmente menos calorias. Eles conseguirem satisfazer sua fome e se sentir bem em relação às refeições, ao invés de experienciar a privação associada à maioria das dietas.

Juntamente com as mudanças no que eles comiam, os participantes também reportaram mudanças em como comiam. Cozinhando mais as próprias refeições, desligando a televisão e sentando pra comer com suas famílias, substituindo o hábito de comer sempre com pressa.

A verdade é, comer pra otimizar a saúde e administrar o peso não é complicado. Enquanto há várias controvérsias entre especialistas de saúde sobre o melhor em questão de administrar os quilos, se você pensar bem, em todas as teorias científicas e estudos, existe um denominador em comum: uma dieta de alta qualidade baseada em alimentos ricos em nutrientes levam a melhores quadros de saúde e menor risco de doenças.

Se você comer alimentos saudáveis na maior parte do tempo, há pouca necessidade de se preocupar com quantas caloiras está ingerindo. É difícil exagerar com uma dos nossos pratos, por exemplo. Recuse-se a seguir pesquisas que declaram que um alimento é bom e o outro é ruim. Em vez disso, cozinhe comida de verdade pra si mesma/o e pra família, junte-se à mesa, ria em voz alta e desfrute verdadeiramente das suas refeições. Esse é todo o conselho nutricional que você precisa!


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