%2Ffilters%3Aquality(70)%2Fn49shopv2_yellowmango%2Fimages%2Farticle%2Fimagens%20pra%20blog%2Fcomida-saudavel.jpg&w=3840&q=75)
Você se levanta cansado (a) depois de 6h, 7h, 8h de sono? Certo? Mas, você sabe o porquê? Isso acontece porque, enquanto dorme, seu corpo está fazendo um trabalho extra para digerir as más combinações de alimentos, que você colocou no estômago.
Ou seja, para muitas pessoas, a digestão consome mais energia do que outra atividade qualquer.
Além disso, muitas vezes, o processo pode levar 8, 10, 12, 14 horas ou até mais. Já, em um cenário contrário, quando os alimentos estão bem combinados, a digestão poder durar de 3 a 4h e você não tem que gastar energia na digestão.
É primordial levar outro ponto em consideração, quando pensamos em uma digestão lenta: ingerir líquidos durante as refeições dilui os sucos digestivos e atrasa todo o processo.
Diante desse contexto, é imprescindível reservar um tempo para preparar as suas refeições para evitar perda de energia, produtividade e doenças. Além, claro, de evitar que a gente caia nas armadilhas dos ultraprocessados.
Para ajudar nessa jornada, vamos te ajudar com algumas dicas fundamentais. Vamos lá?
1. Vida saudável começa dentro da cozinha com comida saudável
Combinações incompatíveis de alimentos roubam sua energia. Isto é, de fato, tudo que produz perda de energia é potencialmente um produtor de doenças. Isso acontece porque são criados ácidos em excesso que causam espessamento do sangue. Por isso, a tendência é de que as pessoas "fluem" mais devagar, uma vez que, é "roubado" mais oxigênio do corpo. Lembra como você se sentiu, depois de exagerar numa ceia ou num restaurante?
O potencial das más combinações na causa de doenças
Você sabia que o medicamento mais vendido no Brasil é um anticoagulante? E o terceiro é para reduzir a pressão arterial? E o sexto e o sétimo são para hipertensão e para diabetes.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a média é que, anualmente, mais de 694 milhões de embalagens são disponibilizados aos consumidores. Esse alto volume se justifica ao levarmos em conta o crescimento da obesidade no Brasil, que já atinge 18% da população adulta (há 10 anos, estava em 10%).
Junto com o excesso de peso, surgem problemas como a hipertensão e o colesterol alto, fatores de risco para insuficiência cardíaca, infarto ou acidente vascular cerebral.
Por onde começar?
Além disso, precisamos considerar que essa mudança de hábitos para priorizar comida saudável começa dentro de casa (e na cozinha!). Veja quais são as vantagens de planejar um bom cardápio:
- promove mais economia com as refeições;
- possibilita elaborar refeições mais nutritivas - "Comida de Verdade";
- cria uma boa variedade nos pratos;
- permite criar refeições com uma boa densidade nutricional;
- possibilita um ótimo momento em família;
- evita recorrer à indústria dos ultraprocessados.
2. O segredo está na combinação de alimentos
Você sabe combinar alimentos? Algumas pessoas acham que é complicado, mas, na verdade, é bem simples. Diferentes tipos de alimentos requerem diferentes tipos de sucos digestivos e nem todos os sucos digestivos são compatíveis. Se você combina errado, você tira toda sua energia.
Alimentos com amido ( arroz, pão batata, etc) precisam de um meio alcalino para serem digeridos, que começa na boca pela enzima ptialina. Já o alimentos proteicos (carne, laticínios, nozes, sementes etc) precisam de um meio ácido para digestão- ácido hialurônico e pepsina.
Ácido e alcalino não podem trabalhar juntos. Um neutraliza o outro. Se você come uma proteína com amido, a digestão é prejudicada ou paralisada e ai começam os distúrbios digestivos e gases.
3. Você não precisa contar calorias para ter uma vida saudável
Contagem de calorias é inútil, perigosa e até prejudicial, quando se trata de conquistar o corpo desejado. Por que? Calorias não dizem nada sobre a densidade ou o valor nutritivo de um alimento. O que você faria se você pudesse abandonar toda a matemática mental de contagem e confiar em uma ferramenta interna para ajudar a equilibrar seu metabolismo e peso? Sim, você pode.
Calorias: elas são uma métrica de energia! Mas, não de nutrição
Por esse motivo, contar calorias não é seguro. Ou seja, ao restringir as calorias você acaba diminuindo a ingestão de alimentos que contenham ótimos nutrientes. Por exemplo, muitas pessoas recorrem às barras de cereais (com 100 calorias). Esse tipo de alimento pode até saciá-lo no momento. No entanto, não vai nutri-lo conforme deveria.
Dessa maneira, você vai continuar com vontade de comer.
Então, a regra é clara: aprenda a ver o valor nutricional dos alimentos — e não apenas as calorias.
4. Alimentos frescos e integrais
Basear a sua alimentação, que prioriza comida saudável de verdade, com uma dieta rica em vegetais, grãos e alimentos integrais é importante porque esse pilar nutricional forma a base de cada refeição. Então, escolha sempre por alimentos frescos e integrais. Pois, além de serem densos em nutrientes, são extremamente deliciosos.
Aprenda a desenvolver o gosto pela escolha minuciosa de nutrientes para as suas refeições durante a semana, para que elas sejam simples e saudáveis, como:
invista em vegetais ricos em enxofre;
coma o arco-íris, investindo em mais cores no seu prato;
aposte no poder das gorduras boas;
invista na proteína em equilíbrio.
5. Você tem sede de que?
Algumas pessoas recomendam beber 8 a 12 copos de água por dia para “limpar o sistema”. Porém, é preciso prestar muita atenção à sua sede ou aos sinais do seu corpo, como uma leve dor de cabeça ou até fome. E fique atento (a) a esses sinais. Pois, só assim, você vai ingerir a quantidade de água suficiente para o seu corpo.
E importante ter em mente que você não vai limpar seu sistema se afogando em água. Por isso, coma alimentos que sejam naturalmente ricos em água, como: frutas, legumes e brotos.
Água é o solvente universal!
Ingira alimentos ricos em água. Não existe fluido melhor para dissolver substâncias sólidas. Se as quantidades suficientes forem fornecidas, o todo o processo de nutrição será estimulado. Além disso, os resíduos tóxicos vão ser eliminados por meio dela. Dessa forma, são excretados pelos rins, pele, intestinos e pulmões.
Qual é a quantidade de alimentos ricos em água incluídos nas suas refeições? Se você fizer uma lista de todos os alimentos que ingeriu nos últimos três dias, qual é a porcentagem de água? 70%? Ou 50, 25, 15%? Pense nisso!
6. Desenvolva gosto pela preparação dos alimentos
Cozinhar não deve ser uma tarefa totalmente delegada. Saber o que você está colocando dentro do seu corpo é saber o que você está plantando para sua saúde.
É exercer seu poder de escolha de uma forma muito individual e não deixar que o sistema alimentar que privilegia os ultraprocessados acabe com a sua saúde.
Cozinhar é não fazer parte dessa cultura de comer para matar a fome e ingerir “calorias vazias”.
Preparar as suas próprias refeições é uma atividade que merece ser praticada. Afinal, a cozinha ensina e une, não é mesmo?
Afinal, o ato de cozinhar é um momento para estar junto com a família, conversando, escutando e estando presente — sem a distrações de celular e computadores.
Sabia que famílias que se alimentam juntas são mais felizes?
Portanto, desenvolver o gosto pelo preparo das refeições é uma maneira de valorizar o carinho e o cuidado com a sua saúde e com a de quem você mais ama.
Aqui, a gente passa todos os dias procurando maneiras de deixar a sua cozinha e sua vida mais simples com comida saudável de verdade. Testamos muitas e muitas vezes todas as receitas para atender ao paladar e a praticidade.
Mas, mesmo você recebendo tudo quase pronto, nós insistimos na importância da divisão de tarefas. Pois, cozinhar para a família toda fica mais puxado quando é responsabilidade de uma única pessoa.
Assim, para garantir que haja comida saudável de verdade na mesa, alimentação precisa ser uma prioridade na família. Cozinhar não é somente uma forma de resolver as refeições.
Cozinhar é também uma forma de relaxamento e uma oportunidade para estar junto. Todo mundo deveria saber cozinhar.
Para ajudar nessa trajetória, você pode contar conosco! Pois, nós temos a responsabilidade e a missão de proporcionar uma alimentação saudável para quem não tem tempo. As nossas receitas são elaboradas por uma equipe especializada e algumas são inspiradas em renomados chefs internacionais. Que tal?
Gostou de aprender como se organizar para ter uma comida saudável todos os dias? Se sim, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber, na sua caixa de entrada, mais dicas e conteúdos interessantes como este!
Tag: