%2Ffilters%3Aquality(70)%2Fn49shopv2_yellowmango%2Fimages%2Farticle%2Fimagens%20pra%20blog%2Fcapture-decran-2019-03-31-a-200657.png&w=3840&q=75)
Sabia que a falta de tempo pode deixar a comida de verdade fora da sua mesa? Ou seja, o desafio do maior tempo dedicado, principalmente, ao trabalho pode ocasionar escolhas alimentares erradas para você e toda família. Assim, levando a um consumo crescente de alimentos ultra processados, prontos e com excesso de sal, açúcar e gordura saturada, além da opção pelo fast food.
Consequentemente, junto com a falta de comida de verdade à mesa, crescem também o número de problemas de saúde de forma geral.
Por exemplo, patologias de cunho inflamatório, dores de cabeça, barriga inchada e insônia estão entre os problemas mais relatados por grande da população.
Embora cada um desses problemas afete de diferentes formas a saúde física e mental da maioria das pessoas, existem soluções simples e semelhantes para cada um deles: uma alimentação adequada.
Se você tem sido afetada por um ou mais desses problemas que acabamos de citar, é hora de separar 10 minutinhos do seu tempo para conferir quais são os alimentos que curam cada uma dessas condições e como inclui-los em sua rotina alimentar.
Não deixe de conferir!
Alimentos que curam: saúde por meio da alimentação
Considerado pai da medicina, o Grego Hipócrates já afirmava milhares de anos atrás:
“que o alimento seja seu remédio e que o seu remédio seja seu alimento”.
O problema da falta de tempo x alimentação saudável
Com uma demanda por prazos e metas cada vez maiores e acúmulos de tarefas pessoais, a alimentação saudável acabou sendo deixada de lado por muita gente. Consequentemente, como era de se esperar, uma série de condições de ordem física e mental surgiram em decorrência disso.
Por meio de princípios ativos únicos e exclusivos, alimentos não só podem, como devem ser utilizados como forma de aumentar, manter ou recuperar saúde.
Até pouco tempo atrás, cientistas e pesquisadores acreditavam que tudo o que organismo precisava para funcionar adequadamente eram carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
No entanto, já sabemos que tudo isso mudou. Já se sabe amplamente e cada vez mais se descobre a importância de variantes nutricionais encontradas em alimentos. São os chamados fitoquímicos.
Embora pesquisas ainda estejam começando a conhecer suas ações, novos e recentes achados já mostram a ação de um grande número de alimentos que curam. Como vamos te mostrar agora.
Alimentação e inflamação
Hoje, sabemos que os alimentos podem tanto causar quanto amenizar processos inflamatórios.
Sobrepeso, dores articulares em diferentes regiões corporais, alergias que “surgem do nada” são exemplos clássicos de processos inflamatórios que podem ser facilmente combatidos e erradicados por meio de uma alimentação assertiva.
Alimentos que curam a inflamação
Entre os principais alimentos que curam inflamações podemos citar as famosas raízes, como: o gengibre e o açafrão da terra da terra, também conhecido como cúrcuma. Cujos princípios ativos são o gingerol e a curcumina, respectivamente.
Além disso, alimentos coloridos, como frutas vermelhas, como é caso da amora, mirtilo, morango, jabuticaba e até mesmo o tomate, possuem alto poder anti-inflamatório por conta dos pigmentos que lhe conferem essa coloração. São as chamadas antocianidinas e o prantocianidinas.
Consumir gengibre e cúrcuma sob a forma de temperos culinários ou chás 1x ao dia é uma ótima forma de aliviar inflamações.
Já com relação às frutas vermelhas, ingerir uma porção ao dia in natura ou na presença de saladas de frutas é uma ótima forma de obter seus benefícios anti-inflamatórios.
Controlando a dor de cabeça por meio da alimentação
Embora poucas pessoas façam essa conexão, a dor de cabeça, principalmente, as crises de enxaqueca estão intimamente relacionadas à alimentação de má qualidade ou dos altos períodos em jejum.
O cérebro é um órgão com alta demanda energética, por isso, é importante a oferta de nutrientes corretos em quantidades adequadas.
Os principais alimentos que curam dor de cabeça são:
- Alimentos fontes de vitamina C.
- Alimentos ricos em gordura do tipo ômega 3;
- Água
Vitamina C
A vitamina C favorece o fortalecimento e a saúde dos vasos sanguíneos. Assim, contribuindo com a melhora do fluxo sanguíneo cerebral em termos de nutrientes e oxigênio. Além disso, essa vitamina possui potencial diurético, que ajuda a controlar a pressão arterial.
Frutas cítricas como maracujá, acerola, laranja, maracujá e abacaxi são ótimas opções ricas em vitamina C que devem ser incluídas na rotina alimentar de quem sente dor de cabeça.
Ômega 3
O ômega 3 ajuda a melhorar a comunicação entre os neurônios, além de agir tornando o sangue menos viscoso e mais fluído.
Alimentos como semente de chia e de linhaça dourada, castanhas em geral, azeite extra virgem e abacate são ótimas opções para quem é acometido com dores de cabeça.
A inclusão desses alimentos no dia a dia, ainda colaboram para melhora do raciocínio e aumento de atenção.
Água
Estar desidratado, mesmo que seja um pouco, pode causar dor de cabeça. Em um estudo, 47% dos participantes perceberam que beber 6 copos de água a mais por dia ajuda a aliviar a dor de cabeça crônica.
Barriga inchada? Saiba o que você deve comer
Outro problema muito comum proveniente da má alimentação é a barriga inchada. A falta do consumo de fibras de modo conjunto a uma hidratação ineficiente colabora para o mal funcionamento intestinal.
Além disso, altos níveis de estresse e pouco descanso tem sido cada vez mais relacionados a desordens do sistema digestório.
A boa notícia é que também existem alimentos que curam a barriga inchada. As melhores opções são as fibras solúveis e insolúveis.
Fibras solúveis
Fibras solúveis são encontradas principalmente em frutas, legumes, vegetais e cereais integrais que se dissolvem na água, formado uma mistura consistente e viscosa no estômago e intestino.
Por absorverem água, elas fazem com que o bolo fecal fica mais vazio o que facilita a passagem pelo intestino, ajudando na evacuação e diminuindo a barriga inchada.
Fibras insolúveis
Já as fibras insolúveis, como o nome já sugere, não absorvem água. Elas colaboram para aumento do volume do bolo fecal e estimular os movimentos peristálticos, o que contribui para melhora do funcionamento intestinal e evacuação, favorecendo a reversão de quadros de barriga inchada.
As fibras insolúveis podem ser facilmente encontradas em arroz integral, feijão, ervilha, grão de bico e farelo de trigo.
A inclusão de alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis junto a um consumo adequado e regular de água, é uma ótima maneira de dar fim à barriga inchada.
Refeições certeiras para combater a insônia
E por último, mas não menos importante é possível usar alimentos que curam para combater a insônia.
Quando falamos de alimentação e boas noites de sono, as melhores opções alimentares são aquelas ricas em magnésio.
O magnésio é um mineral de grande importância para a qualidade do sono. Os profissionais da saúde o chamam de calmante natural.
Ele recebeu esse apelido por conta de sua poderosa ação capaz de diminuir os níveis de cortisol – substância conhecido como o hormônio do estresse que atrapalha o sono.
Além disso, o mineral aumenta o GABA, um famoso e poderoso neurotransmissor que promove relaxamento e contribui para um sono de maior qualidade e consequentemente mais revigorante.
Os alimentos considerados fontes de magnésio são: bananas, amêndoas, nozes, peixes de água profunda como salmão, arenque e atum, além de ameixa, arroz integral e espinafre.
Incluir alimentos ricos em magnésio no lanche da tarde, jantar e ceia é uma ótima maneira de acabar com a insônia
Comece agora mesmo incluindo esses alimentos em sua alimentação para ter uma saúde regulada e rica em fontes do mineral. Meros 28 gramas de chocolate amargo têm 15% de suas necessidades diárias de magnésio por dia.
Sabia que existem mais de 300 reações bioquímicas, que acontecem no nosso corpo, que o magnésio é responsável e necessário? No entanto, 50 a 90% da população possui deficiência desse mineral no organismo. É por isso que uma deficiência pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde. Fique de olho!
Ficou curioso para saber se você é uma daquelas pessoas que precisam de mais Magnésio? Alguns sinais de deficiência desse mineral incluem:
- dificuldade em dormir
- enxaquecas e dores de cabeça
- cãibras musculares e espasmos
- fadiga crônica
- ansiedade e depressão
- memória fraca
... E a lista continua. Com essa informação, fica claro que (falar de ingredientes) podem ser um superalimento para a saúde do cérebro. E todos nós queremos um cérebro saudável, certo ?!
Apostar em uma alimentação equilibrada e balanceada é uma forma econômica e assertiva de recuperar, manter ou potencializar a saúde.
Depois de conhecer as mais variadas opções de alimentos que curam, gostaríamos de te fazer o seguinte questionamento: você sabia que a felicidade começa no nosso intestino? Se sua resposta tiver sido “não”, então te convidamos para ler um artigo incrível e imperdível que fala da relação do microbioma com a felicidade. Para sua leitura basta clicar aqui.
Tag: