O que está por trás da perda de peso?
Banner O que está por trás da perda de peso?

A perda de peso é um negócio complicado. Obviamente, o que você come tem um enorme impacto na sua saúde e peso corporal. Mas quem já tentou modificar sua dieta para perder peso sabe que não é tão simples.

A maioria de nós entende intuitivamente que o brócolis é mais saudável do que os cookies. Podemos falar sobre açúcar, gordura, glúten e antioxidantes o dia todo, mas isso não muda o fato de que os biscoitos são bons e você ainda quer comê-los. Qualquer plano de perda de peso que simplesmente lhe diga o que comer e negligencia porque você faz as escolhas que você faz é improvável para ajudá-lo a longo prazo.

O conhecimento nutricional é importante, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. O verdadeiro segredo é entender os seus comportamentos e motivações nas suas raízes, e usar esta informação para ter um impacto significativo na sua saúde. Neste sentido, a boa saúde começa no seu cérebro, não no seu prato.

A primeira coisa que você precisa entender é que não temos tanto controle sobre nossas decisões alimentares quanto a maioria de nós supõe. Nós tendemos acreditar que podemos chamar a força de vontade a qualquer momento que desejamos e usá-la para pedir uma salada em vez de um hambúrguer, e se não o fizermos, é nossa culpa. No entanto, o autocontrole não é algo que podemos simplesmente ligar ou desligar, e, como resultado, o processo de tomada de decisão, especialmente quando se trata de comida, é muito mais complexo.

Aproximadamente 20% das calorias que gastamos diariamente são usadas pelos nossos cérebros. Como a atividade cerebral é tão cara, coisas como autocontrole e tomada de decisões não podem ser confiadas indefinidamente. Como resultado, a força de vontade é um recurso limitado.

Como um músculo, a força de vontade fica fatigada quando exercitada com muita frequência. Todas as decisões que você toma ao longo do dia empobrecem sua força de vontade, e quando você começa a perder força, sua capacidade de escolher alimentos saudáveis ​​em vez de alimentos mais convenientes diminui rapidamente.

Ironicamente, aumentar o açúcar no sangue pode ajudar a restaurar a força de vontade até certo ponto. Mas encontrar uma maneira saudável de elevar o nível de açúcar no sangue em um estado de força de vontade esgotada pode representar um grande dilema. Cérebros cansados ​​acham muito mais fácil pegar um biscoito.

A maneira como nossos cérebros lidam com o enigma da força de vontade é automatizar o máximo possível de nossa tomada de decisão. Isso é feito criando hábitos. Os hábitos são comportamentos específicos que ocorrem em resposta a um gatilho ou sugestão. Eles também estão sempre associados a algum tipo de recompensa, que por sua vez reforça e fortalece o gatilho.

Por exemplo, um zumbido no bolso é uma sugestão para se abaixar, pegar seu telefone, puxá-lo para fora e olhar para a tela. A informação que você vê faz com que um pouco de dopamina seja liberado no centro de recompensas de seu cérebro. Nós, seres humanos, amamos a novidade, e é por isso que a maioria de nós tem uma resposta reflexiva à verificação de nossos celulares quando recebemos uma mensagem. É assim que nascem os hábitos.

Uma vez estabelecidos, os hábitos ocorrem automaticamente sem gastar força de vontade ou esforço mental. Os cientistas estimaram que até 90% de nossas decisões diárias com alimentos ocorrem como resultado de hábitos. Isso economiza nossa energia cerebral para decisões mais difíceis, onde os hábitos não podem ser usados.

Como esse conhecimento pode nos ajudar a perder peso?

Por um lado, isso mostra que a força de vontade não é particularmente confiável como um meio de atingir uma perda de peso duradoura, e é melhor gastarmos nossos esforços criando hábitos saudáveis.

Também nos ensina que qualquer hábito que desejamos desenvolver precisa dar uma recompensa significativa para que ela se mantenha. Você provavelmente pode adivinhar que alguma promessa vaga de magreza futura não é suficiente - a recompensa por qualquer hábito precisa ser imediata e tangível.

Isso significa que, para obter controle de peso a longo prazo, você precisa encontrar alimentos saudáveis ​​que realmente goste de comer, atividades físicas que goste de fazer e gastar seu tempo tornando-os tão convenientes e acessíveis quanto possível.

Notícias fabulosas, certo?

Usar força de vontade para dieta restritiva é difícil e incrivelmente desagradável. Todos podemos deixar escapar um suspiro coletivo de alívio por não funcionar de verdade. Para alcançar o verdadeiro sucesso em saúde e perda de peso, é melhor pararmos de abandonar completamente as dietas e nos concentrarmos na construção de hábitos saudáveis ​​de que gostamos.

Tente começar com algo tão simples como o café da manhã. Cereal com um toque de leite de amêndoa e canela leva apenas dois minutos para preparar e é absolutamente delicioso. Invista em um pedômetro e desafie-se a alcançar 10.000 passos por dia. Definir e alcançar um objetivo alcansável é uma recompensa muito poderosa, e é uma das razões pelas quais tantas pessoas adoram videogames.

Como nossos cérebros são facilmente superados, não tente desenvolver muitos hábitos ao mesmo tempo. Trabalhe em apenas dois ou três hábitos de cada vez e construa a partir daí. Hábitos podem levar de duas semanas a seis meses para criar raízes, mas em média cerca de dois meses. Comece com os mais fáceis e trabalhe o seu caminho. Depois de criar bons hábitos, sua saúde cuidará de si mesma.

Tag:

Compartilhar:

0 Comentários
Deixar um comentário