
Algumas calorias são viciantes, outras curam, algumas engordam, outras aumentam o metabolismo. Isso acontece porque os alimentos não contêm apenas calorias, mas informações.
Por que não contamos calorias?
Porque eles são uma métrica de energia, não de nutrição.
A entrada de calorias NÃO é igual à saída de calorias. A maioria das pessoas conta calorias quando procura perder ou manter peso, mas isso não é seguro porque a maneira como assimilamos nutrientes e absorvemos calorias depende da qualidade dos alimentos e da composição do seu microbioma – que são as bactérias que vivem no seu intestino. Um estudo publicado pela Harvard School of Public Health, sugeriu que uma dieta de baixa qualidade poderia resultar em ganho de peso, mesmo quando a dieta for de baixa caloria. Seu microbioma é o fator determinante para quantas calorias você absorverá por alimento. A melhor maneira de criar um microbioma saudável e diversificado é comer uma dieta baseada em vegetais e alimentos integrais. Restringir calorias é um fator de estresse. Quando seu corpo está estressado e acredita que está passando fome, ele vai reter gordura. Mas ao ingerir os alimentos corretos, você envia a mensagem para o seu corpo avisando que ele pode queimar gordura porque não irá passar por restrições.
Ao restringir calorias, você diminui a ingestão de alimentos densos em nutrientes. Nossos molhos para salada possuem alto valor nutricional. Eles também são ricos em calorias, e é por isso que pessoas desinformadas com medo de calorias podem evitar o que tem de melhor em valores nutricioanis. Sem os nutrientes adequados, seu corpo não queima gordura com eficiência nem constrói músculos. É a qualidade e a composição dos alimentos que importam. É por isso que algumas pessoas têm resistência à perda de peso a longo prazo.
Para reduzir calorias, muitas pessoas recorrem a barras de cereais ou snacks de 100 calorias, refrigerante diet e iogurte sem gordura. Esses alimentos podem ter menos calorias, mas não vai saciar nem nutrir e você vai continuar com vontade de comer, além de ser extremamente prejudicial ao seu corpo e ao seu microbioma.
Reflita:
1.000 calorias de brócolis e 1.000 calorias de refrigerante são, de fato, as mesmas calorias. Só que 1000 calorias de brócolis tem muito mais nutrientes.
O mesmo número de calorias de diferentes tipos de alimentos pode ter efeitos biológicos muito diferentes. Em um estudo de 154 países que analisaram a correlação de calorias, açúcar e diabetes, os cientistas descobriram que a adição de 150 calorias por dia à dieta mal aumentava o risco de diabetes na população, mas se essas 150 calorias vieram de refrigerante, o risco de diabetes aumentou 700%.