%2Ffilters%3Aquality(70)%2Fn49shopv2_yellowmango%2Fimages%2Farticle%2Fimagens%20pra%20blog%2Fmicrobioma-2.jpg&w=3840&q=75)
Você se sente infeliz mesmo tendo à disposição tudo o que considera essencial para uma vida alegre e bem-humorada? Sabia que número de pessoas que não se sentem felizes cresce anualmente e, de acordo com dados da OMS, o Brasil é hoje o país mais ansioso do mundo e o 5º mais depressivo? Embora muita gente sequer possa imaginar, uma das melhores formas para viver uma vida mais plena e feliz começa no intestino, mais precisamente no microbioma.
Diante dessa informação, hoje, vamos te mostrar como alcançar a felicidade por meio da sua alimentação de maneira simples, porém eficaz. Não deixe de conferir.
O que é o microbioma?
O microbioma é um conjunto de microrganismos, como fungos, vírus e principalmente bactérias que habitam cada ser humano, eles estão presentes nas mais variadas regiões do corpo, como nariz, boca, genitais e principalmente no intestino.
Temos 22.000 genes do genoma humano inteiro, número insignificante comparado aos 3,3 milhões de genes pertencentes às bactérias alojadas em nosso corpo.
Nós somos 99,9% idênticos uns aos outros em termos de genoma, mas somos 80%-90% diferentes quando estudamos, o microbioma das mãos ou intestinos
A visão de que os germes são inimigos a ser combatidos, num mundo cada vez mais higiênico e estéril, pertence ao passado. Precisamos deles para sobreviver tanto quanto eles dependem de nós.
No futuro manipularemos o compartimento bacteriano de nosso ecossistema, para tratar de enfermidades de forma personalizada. Infelizmente, os iogurtes disponíveis nos supermercados estão longe de cumprir essa tarefa.
Conhecer o seu microbioma e saber como cuidar dele é importantíssimo para a sua saúde e de sua família.
Por isso, o termo ‘segundo genoma humano’, a demonstrar a importância do microbioma e sua complexidade.
O perfil do microbioma de cada pessoa se inicia ao nascimento e ao longo da vida sua composição e funcionamento sofre a influência de uma série de fatores, como ambiente, uso de medicamentos em principalmente, alimentação.
Sabia que cerca de três a quatro quilos do nosso corpo é o somatório desses organismo?
Importância no tratamento de doenças
Nos últimos cinco anos, tem sido demonstrado que o microbioma exerce papel importante em doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, diabetes, infecções por germes patogênicos, doenças inflamatórias, como a doença de Chron que acomete os intestinos, processos autoimunes, como a asma, e até no autismo. O nosso humor e a produção do conhecido hormônio da felicidade, a serotonina, também acontece no intestino e não somente no cérebro.
Qual é o papel do microbioma na felicidade?
Nesse momento você já deve estar se questionando: Mas como o microbioma pode ter influência na felicidade?
Sabe-se hoje que existe um eixo no organismo humano chamado intestino-cérebro. Durante muito tempo, acreditou-se de maneira errônea que neurotransmissores eram produzidos apenas no sistema nervoso.
A papel da serotonina
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro e estabelece comunicação entre as células nervosas. Ela é produzida a partir de um aminoácido: o triptofano que é obtido diretamente por meio da alimentação.
Esse importante neurotransmissor tem com função a regulação do sono, ritmo cardíaco, temperatura corporal, funções cognitivas e principalmente melhora do humor. Quando em baixas concentrações, as pessoas tendem a se tornar mais ansiosas, tristes e depressivas.
Estudos recentes demonstram que a maior parte da serotonina presente no organismo humano – cerca de 95%, é produzida no trato gastrintestinal por meio da ação de um microbioma saudável e funcional.
Por isso, quando se fala em felicidade é preciso também falar em saúde intestinal.
A importância da saúde intestinal para a felicidade
Uma alimentação variada, rica em fibras e com a ausência de alimentos ultraprocessados contribui de maneira positiva para a saúde do microbioma.
Ao mesmo tempo, a exposição de fontes de carboidratos simples, alimentos industrializados e a privação de fibras contribuem para que o intestino entre em um processo conhecido como disbiose, onde há desequilíbrio da flora intestinal e consequentemente há prejuízos para a saúde física e emocional.
Sendo assim, apostar em alimentos específicos é uma ótima forma de manter a saúde intestinal e alcançar a felicidade, como mostraremos a seguir.
5 alimentos que melhoram a saúde intestinal
Vamos te mostrar agora 5 opções alimentares que podem contribuir para a melhora da sua saúde intestinal, e que automaticamente vão te trazer mais felicidade. São eles:
- Iogurte natural;
- Vegetais verde escuros;
- Leguminosas;
- Sementes oleaginosas;
- Cereais integrais.
Vamos falar um pouco sobre a ação de cada um deles na saúde intestinal e consequente promoção da felicidade.
Iogurte natural
O iogurte natural é um alimento conhecido como probiótico, ou seja, que ajuda na manutenção e no equilíbrio de bactérias benéficas que compõem nosso microbioma.
A inclusão desse alimento ou sua utilização em receitas é um passo importante para quem está buscando felicidade.
Vegetais verde escuros
Vegetais verde escuros, como espinafre, chicória, couve, brócolis, são ricos em fibras que auxiliam na produção de um composto chamado butirato.
O butirato é um ácido graxo de cadeia curta que promove a saúde intestinal. Ele é sintetizado pelo microbioma e age literalmente como um agente prebiótico, mantendo o crescimento de bactérias intestinais e benéficas e a mucosa intestinal mais saudável, o que favorece a produção de serotonina e aumenta a felicidade.
Leguminosas
Fazem parte do grupo das leguminosas o feijão, o grão de bico, a soja e a ervilha. São alimentos ricos em fibras solúveis, que ao serem ingeridos, agem de maneira prebiótica favorecendo o equilíbrio das bactérias intestinais e consequentemente a saúde do intestino como um todo.
Utilizar esses alimentos em sua rotina diária é uma ótima forma de manter ou então alcançar saúde física e mental.
Sementes oleaginosas
As sementes oleaginosas também são importantes para a saúde intestinal. Os melhores exemplos são as sementes de chia, de abóbora, de girassol e linhaça dourada.
Elas são ótimas opções por serem ricas em gorduras boas do tipo ômega 3, o que impedem a proliferação de bactérias patogênicas no lúmen intestinal, garantindo a saúde e funcionamento do órgão.
Cereais integrais
E por último, mas não menos importante temos os cereais integrais, tais como gérmen de trigo, aveia e psyllium. Esses alimentos são ricos em fibras solúveis e insolúveis que auxiliam o funcionamento do intestino em todos os aspectos, desde a sua motilidade, que são movimentos peristálticos, até na produção de neurotransmissores, como é o caso da serotonina.
Outras ações que contribuem para a felicidade
Embora cuidar da alimentação e do intestino seja muito importantes para o pleno funcionamento do microbioma, existem outras ações que também contribuem para a recuperação e manutenção da felicidade em si. São elas:
- Praticar uma atividade física prazerosa;
- Assistir filmes;
- Manter o hábito da leitura;
- Ouvir sua banda favorita;
- Manter o contato com a natureza;
- Fazer exercícios de respiração.
Aliar bons hábitos alimentares à simples ações cotidianas é uma ótima maneira de fortalecer seu microbioma e garantir a felicidade.
Você pode ser a chef de sua felicidade
Depois de aprender sobre microbioma e sua influência no nosso humor, a boa notícia é que você pode ser o chef da sua felicidade.
Conhecida por ser uma empresa de bem-estar que acredita na alimentação equilibrada como base para uma vida saudável e feliz, a Yellow Mango possui a linha de produtos “Você é o Chef”.
A melhor parte é que todas as receitas “Você é o Chef” são elaboradas por uma equipe especializada com inspiração em chefs internacionais e os ingredientes são cuidadosamente escolhidos para que as refeições sejam simples, saborosas e muito saudáveis.
Para se tornar chef de sua saúde e felicidade é só clicar aqui!
Tag: